Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Dieta Hiperglicídica








A idéia de que o consumo excessivo de lipídios está relacionado à incidência de doenças cardiovasculares ganhou força na década de 50, quando pesquisas associando níveis de colesterol a problemas cardíacos começaram a ser publicadas. Não demorou muito e recomendações vindas de diversas entidades sugeriram a diminuição do consumo de gorduras. Daí em diante os alimentos ricos em gordura tornaram-se os vilões da história e a noção errada de que alimentos pobres em gordura não podem gerar problemas, como adiposidade corporal ou mesmo doenças cardiovasculares, acabou se sedimentando. A dieta hiperglicídica ou hipolipídica tem criado várias discussões a respeito de sua eficácia e dos possíveis problemas que ela pode ocasionar.
Um quadro a ser analisado é a situação dos Estados Unidos, onde houve uma acentuada queda no consumo de gorduras, entretanto, o número de obesos aumentou consideravelmente. Esse paradoxo pode ser explicado pela redução de atividades físicas, o que gerou uma demanda energética menor, mas um consumo alimentício equivalente.
A grande maioria das dietas que tem por objetivo prevenir doenças cardiovasculares ou obesidade tem seus pilares na redução do consumo de lipídios, o que pode ser explicado por uma série de fatores como a maior capacidade desses alimentos de serem armazenados na forma de gordura quando ingeridos em excesso ou mesmo sua menor capacidade de gerar saciedade. A lipogênese de novo, processo em que os carboidratos fornecem o esqueleto carbônico para a síntese de lipídeos pode, entretando, ser estimulada por uma dieta hiperglicídica. A acetil-CoA carboxilase, principal enzima reguladora desse processo, e a ácido graxo sintase são exemplos de enzimas estimuladas com essa dieta. A própria glicose, ao suprir o organismo com o substrato, o acetil-CoA, para a reação, e ao desencadear a liberação de insulina, mais potente ativador dessa via, ajuda nessa situação.
O consumo excessivo de gorduras é de fato preocupante e a sua substituição por carboidratos, caso seja necessária, deve ser feita levando-se em conta o consumo de glicídios com baixo índice glicêmico e uma alimetanção rica em fibras, como grãos e vegetais.

Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Postado por Alexandre Antunes

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!