Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Estréia!


O grande dia chegou e o blog agora está oficialmente estreando! Nesse espaço serão postadas diversas informações relacionadas à Bioquímica da Nutrição. Questões relacionadas a hábitos alimentares, em especial, o vegetarianismo, serão abordadas. Algumas doenças estão diretamente ligadas à alimentação e duas delas, a galactosemia e a fenilcetonúria, serão também analisadas. Outro tópico importante são as dietas da moda, seu funcionamento e suas consequências. Diversas novidades que estejam inseridas no assunto também serão postadas com um enfoque científico. Um prato cheio vem por ai, e para começar vamos falar um pouco sobre as dietas da moda.



O crescente número de obesos e de pessoas insatisfeitas com suas condições físicas vem seguido pelas mirabolantes promessas de emagrecimento, as dietas que garantem uma perda de peso rápida em sem muito esforço. São inúmeras, dieta crudífera, dieta da lua, dieta da lombriga, dieta das cores, dieta das frutas, só para citar algumas. A maioria delas terá como característica primária a restrição de algum grupo alimentício, o que pode até levar a uma redução de peso, mas a custo de alguma alteração metabólica, que algumas vezes pode ser muito grave. Duas delas causaram polêmicas por suas premissas, as dietas de Atkins(Low Carb) e South Beach, e serão discutidas com maiores detalhes nos próximos posts. O grande problema de boa parte dessas dietas é que não se consegue mudar o comportamento alimentar a fim de se construir um que seja saudável e que contenha todos os macro e micronutrientes essencias para o bom funcionamento do nosso corpo.

Referência:

http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal64/nutricao.aspx



Postado por Alexandre Antunes

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!