Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Galactose


O leite é formado pelo dissacarídio lactose, este quando hidrolisado libera dois monossacarídios, a glicose e a galactose, o primeiro quando é fosforilado pelo ATP se converte em galactose-1-fosfato, através da enzima galactoquinase.
A galactose-1-fosfato é convertida em glicose-1-fosfato por meio de um conjunto de reações nas quais uridina difosfato (UDP) atua como transportadora de moléculas de hexoses.
Várias enzimas participam desse processo, variações genéticas humanas podem afetar o mecanismo de funcionamento das mesmas levando a deficiências no metabolismo da galactose, doença conhecida como galactosemia.
A enzima mais comumente afetada é a UDP-glicose: galactose-1-fosfato uridiltransferase, que catalisa a transformação de galactose-1-fosfato em UDP-galactose. Outras enzimas que também podem afetar essa metabolização é galactoquinase, catalisa a transformação de Galactose em Galactose-1-fosfato, e a UDP-glicose-4-epimerase que catalisa a transformação de UDP-galactose em UDP-glicose.
Bibliografia: LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. Tradução de W.R. Loodi, e A.A. Simões. São Paulo: Sarvier, Segunda Edição, 1995. Tradução de: Principles of biochemistry.
Escrito por Felipe Ezequiel

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!