Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Diagnóstico Precoce - Galactosemia





Diagnosticar doenças precocemente sem dúvida foi um dos grandes avanços proporcionados pela ciência. A galactosemia pode ser identificada ainda no periodo gestacional através da amniocentese, esse exame pré-natal consiste na retirada de parte do líquido amniótico que é levado para análise laboratorial, onde, por meio de cultura de fibroblastos estudos enzimáticos podem ser feitos. A dosagem de galactitol presente no líquido amniótico, que é um produto da redução da galactose em pessoas com deficiencia da enzima galactoquinase, pode também ser usado para o diagnóstico.
Em neonatos o procedimento utilizado é o famoso teste do pezinho, um pouco de sangue do calcanhar do bebê é retirado e lavado para exames que consistem na avaliação da ausência ou deficiência da enzima uridil-transferase ou ainda níveis elevados de galactose-1-fosfato nas hemácias.

Bibliografia:

· Devlin, Thomas; Manual de Bioquímica com correlações clínicas; Editora Edgard Blücher; Quarta Edição; 1997.

· http://www.galactosemia.org/
Escrito por Felipe Ezequiel

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!