
Young e Pellet descrevem mitos e verdades sobre as proteínas vegetais, resumindo as conclusões obtidas no estudo.
Mitos:
1) Proteínas vegetais são incompletas (carência de aminoácidos)
2 ) Proteínas vegetais não são tão boas como as proteínas animais
3) Proteínas de diferentes plantas devem ser consumidas juntas na mesma refeição para atingir alto valor nutricional.
4 ) Procedimentos feitos a partir de experimentação animal fornecem índices confiáveis do valor nutricional de proteínas em humanos.
5) Proteínas vegetais não são bem digeridas.
6 ) Proteínas vegetais sozinhas não são suficientes para atingir as necessidades protéicas de uma dieta adequada.
7) Proteínas vegetais contém aminoácidos desbalanceados e isso limita seu valor nutricional.
Verdades:
1) Alguns vegetais protéicos podem ter quantidades menores de aminoácidos específicos. Combinações de alimentos vegetais de grupos diferentes fornecem todos os aminoácidos necessários.
2 ) Qualidade depende da fonte e das combinações de proteínas vegetais: pode ser equivalente a proteínas animais de alta qualidade.
3 ) Proteínas não precisam ser consumidas em uma mesma refeição, o balanço durante todo o dia é de maior importância.
4) Procedimentos de experimentação animal podem ser úteis, mas subestimam a qualidade nutricional de proteínas vegetais para humanos.
5 ) Digestibilidade pode variar de acordo com a fonte alimentar e modo de preparo da comida: digestibilidade de alguns vegetais pode ser alta.
6 ) A ingestão de aminoácidos essenciais é crucial e pode ser suprida a partir de fontes vegetais apenas, ou fontes vegetais associadas a fontes animais.
7) Não há evidência que esse balanço de aminoácidos seja importante: possível desbalanceamento pode ser criado por suplementação inapropriada de aminoácidos, mas isso não é um problema prático.
Referências: Plant proteins in relation to human protein and amino acid nutrition. VR Young and PL Pellet. http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/59/5/1203S
Figura: http://img504.imageshack.us/img504/8682/protenaqc3.jpg
1 comentários:
Interessante. Estou pesquisando no Centro UnBCerrado....
com o crescimento do vegetarianismo, estudos bioquímicos aprofundados nos dariam argumentos num tempo em que a obtenção de proteína animal via produção de gado e pastagens gera grande impacto ambiental/embates por terra e Códigos Florestais devastadores....
Postar um comentário