Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Nutrição e Sociedade


Os seres vivos, pelo menos os que conhecemos, necessitam de energia para manterem a homeostase corporal. A alimentação é um dos principais objetivos da vida, por ela animais travam diárias batalhas para se alimentarem ou para alimentarem suas crias, nem sempre o mais forte ou o mais inteligente sai vencedor dessas batalhas, mas sim aquele que é capaz de se adaptar as mais diversas condições impostas pela natureza.
O ato de se alimentar é social, para muitas espécies caçar e se alimentar em bando foi mais uma estratégia que proporcionou maior eficiência e segurança ao grupo. O ser humano, sendo um ser social, se alimenta não só para suprir suas necessidades fisíológicas, mas também, devido as diversas impressões propiciadas pelos seus sentidos.

A pisquê individual está intimamente ligada aos prazeres ou disprazeres que o alimento gera. Certos alimentos nos fazem lembrar bons momentos, outros, por sua vez, ativam memórias não tão agradaveis, conjunto de informações são desencadeadas por neurotransmissores que nos causam as mais diversas sensações.

Hipócrates, o pai da medicina, já reconhecia a importância de uma boa alimentação, "Que seu alimento seja seu remédio, que seu remédio seja seu alimento", o legado da civilização grega foi muito maior do que apenas bons hábitos alimentáres, foi a criação de um estilo de vida saudável, onde o culto ao corpo era representado na religião.

Com a mudança filosófica, em grande parte influênciada pelo cristianismo, os que utilizavam a fonte da saúde, ou seja os alimentos, passaram a ser severamente punidos pela igreja, muitas vezes pagando com a própria vida, sendo denominados bruxos e servidores de satã.

O Renascimento promoveu novo fôlego aos estudos ciêntificos, mas foi no Iluminismo com o francês Antoine Lavoisier, considerado o "Pai da Nutrição", que os estudos sobre as propriedades químicas e biológicas dos alimentos foram efetivadas e posteriormente, com a evolução dos mecanismos de observações microestruturais, foi possível o estabelecimento de relações dos nutrientes e seu papel biológico.

Bons hábitos alimentares associados a uma vida equilibrada são fundamentais na prevenção de diversos males, incluindo a obesidade que no Brasil atinge cerca de 8,9% dos homens 13,1% das mulheres. Só agora estamos começando a entender o que Hipócrates já dizia a quase vinte e cinco séculos.





Postado por Felipe Ezequiel

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!