Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Alergia Vs Intolerância à Lactose

Intolerância à lactose não é o mesmo que alergia à lactose, são dois processos bioquímicos diferentes.
A intolerância à lactose é uma doença causada pela incapacidade corporal de produzir lactase suficiente para degradar toda lactose ingerida na alimentação, a lactase é uma enzima produzida por células localizadas na superfície mucosa do intestino delgado, essa incapacidade pode surgir de formas distintas, dentre elas estão a doença celíaca, o surgimento congênito e a síndrome do intestino curto (retitada cirúrgica de longos trechos do intestino).

A forma congênita é mais presente em pessoas de origem asiática, cerca de 90%, nos afro-americanos, nos índios, nos judeus, bem como nos mexicanos, a intolerância alcança níveis maiores que 50% dos indivíduos.
Os principais sintomas são: ruidos abdominais, gases, diarréia líquidas, desconforto abdominal, ardência anal e assaduras ocasionadas pela acidez fecal.
O diagnóstico é feito principalmente pela história clínica e o teste de intolerância a lactose, que consiste na medição do nível de degradação da lactose.
O tratamento tem por base a ingestão controlada de lactose, já existe disponível no mercado a enzima lactase sintética.

As alergias alimentares são raras e afetam cerca de 1% e 2% da população de adultos e 8% infantil. As pessoas que apresentam tais alergias as desenvoveram devido a uma resposta imuológica contra determinada proteína presente naquele alimento, uma vez sensibilizado toda vez que comer algum alimento com aquela proteína apresentará diversos sintomas. Os mais frequentes são inchaço na lingua e lábios, náuseas, vômito, diarréia, urticária e outros. A intolerância a lactose não provoca esses sintomas porque o sistema imunológico não é ativado.


postado po Felipe Ezequiel

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!