Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Panorama da PKU no Mundo e no Brasil

Mundialmente falando, a incidência da PKU varia de população para população. Essa incidência normalmente abrange uma variação entre 1 caso da doença para 10 mil a 30 mil nascidos vivos. Há casos de populações que fogem a essa tendência. No Japão, por exemplo, a incidência da patologia é de 1:143000, aproximadamente. Todavia, na Islândia, ela é de 1:6000. Pela análise do perfil epidemiológico da doença, nota-se uma grande ocorrência em caucasianos. A tabela abaixo mostra a incidência da PKU nos diversos países:

No Brasil, em 2001 e 2002, pesquisas revelaram incidências de, aproximadamente, 1:15800 e 1:24800, respectivamente. Entretanto, os dados obtidos na pesquisa não revelam a real condição da incidência da PKU no nosso país, pois apenas dados de 18 dos 27 estados brasileiros foram analisados, por não ter sido constatado um controle da doença em 8 desses 9 estados ausentes. A tabela abaixo apresenta o número de portadores da PKU em tratamento nos estados brasileiros:


Essa ausência de dados foi causada por problemas como a ausência de uma centralização dos dados coletados, falta de investimentos dos estados na triagem de recém-nascidos, inexistência de controle em algumas regiões, difícil acesso, tanto por parte da população quanto por parte dos profissionais, ausência de profissionais capacitados, entre outros. Em muitos estados, portadores devem se deslocar para outros estados para que possam ter um tratamento adequado da doença. Isso demonstra o descaso com que procedimentos em saúde de primeira importância, como a triagem neonatal, são tratados em alguns estados. A escassez de alimentos com baixo teor de fenilalanina no mercado e seu consequente alto preço também dificultam o tratamento adequado do fenilcetonúrico.
Toda essa problemática da saúde no Brasil, exemplificada aqui através da PKU, demonstra a urgência que o nosso país tem de implantar medidas realmente eficazes na área da saúde, deixando as medidas assistencialistas, que apenas remediam o problema, de lado. Somente assim haverá a real promoção da saúde no Brasil, tanto no caso da PKU quanto nas diversas outras doenças.

Bibliografia:


Postado por Tiago Alencar

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!