Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Dieta do Mediterrâneo - Mais do que uma dieta, um hábito




A região do Mediterrâneo é característica por sua paisagem exuberante e sua cultura diversificada. Quem nunca quis presenciar uma tourada espanhola, ouvir um digno fado português ou visitar as imponentes ruínas gregas? Mais do que todas essas belezas, a região do Mediterrâneo tem oferecido também uma alimentação que tem se mostrado promissora na prevenção de diversas doenças.
A dieta do Mediterrâneo é na verdade um hábito alimentar associado a exercícios físicos. Peixes, frutas(principalemte maçã), bastante azeite de oliva, cereais e pequenas quantidades de outros carboidratos e proteínas é a constituição básica dessa alimentação. A dificuldade na recomendação dessa dieta é que não existe uma lista de alimentos que podem ou não ser ingeridos, como nas dietas tradicionais. Se duas pessoas da região, do mesmo país, forem questionadas sobre o que comem, as duas irão responder diferentemente.
Dois artigos, um publicado no New England Journal of Medicine em 2003 e outro um ano depois no Journal of American Medical Association, mostraram a relação entre a adesão a essa dieta e os riscos de algumas doenças. No primeiro, um grupo de mais de 20000 gregos foi estudado durante 44 meses, revelando a redução nas chances de morte por causas não específicas e por doenças cardiovasculares, nesse caso menores em até 33%, e por câncer, reduzidas em até 24%. No segundo estudo, publicado um ano depois, avaliou-se um grupo de idosos com mais de 70 anos de vários países da Europa por quase 10 anos e sendimentou-se as conclusões do estudo de 2003.


Referências: http://www.abcdasaude.com.br/dieta/index_Livro.php
Adherence to a Mediterranean Diet and Survival in a Greek Population http://content.nejm.org/cgi/content/abstract/348/26/2599
Mediterranean Diet, Lifestyle Factors, and 10-Year Mortality in Elderly European Men and Women
http://jama.ama-assn.org/cgi/content/abstract/292/12/1433


Postado por Alexandre Antunes

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!