Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides

O colesterol é uma molécula apolar e, portanto, insolúvel em água. Para ser transportado no plasma, precisa, então, de lipoproteínas específicas. Entre elas estão: a lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), a lipoproteína de baixa densidade (LDL), e a lipoproteína de alta densidade (HDL). Diferentemente da VLDL e LDL, conhecidos como colesterol ruim, a HDL é chamada de colesterol bom, pois ajuda a proteger contra a arterosclerose. Isso ocorre poque a HDL não possui a apolipoproteína B-100, que é reconhecida pelos tecidos, tendo um comportamento totalmente diferente da LDL e da VLDL. Assim, a HDL é responsável pelo transporte reverso, que leva principalmente o colesterol dos tecidos para o fígado. Se uma pessoa apresenta uma relação elevada entre HDL e LDL, tem menor probabilidade de desenvolver aterosclerose, doença que pode levar a complicações como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. Níveis elevados de triglicérides também têm sido associados à maior incidência de doenças coronarianas por aterosclerose. A carga genética é um fator importante nos níveis de colesterol sérico, influenciando a atividade metabólica do indivíduo. Há, no entanto, evidências de que o consumo moderado de álcool provoca um aumento na fração HDL e estimula o transporte reverso de lípideos. Pesquisas mostram também que determinadas dietas, como a Mediterrânea, colaboram para um melhor perfil colesterolêmico. Da mesma forma, outros estudos concluíram que indivíduos com dieta vegetariana têm menores níveis de lipídios sangüíneos, principalmente LDL e triglicérides, em relação aos que comem carne.

Com base na coleta de amostras sangüíneas de 76 indivíduos de ambos os sexos, pesquisadores da UCSP (Universidade Católica de São Paulo) fizeram este estudo com o objetivo de comparar os valores de triglicérides (TG), colesterol total (CT), lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL) entre indivíduos vegetarianos e onívoros. Os indivíduos participantes da pesquisa foram separados em quatro grupos de dieta: onívoros, ovolactovegetarianos, lactovegetarianos e vegetarianos estritos (veganos), o que permitiu também um estudo comparativo entre os tipos de vegetarianismo.

Os vegetarianos estritos apresentaram taxas significantemente menores que os onívoros, no que se refere a CT, LDL e TG, e proporção HDL/CT significantemente maior, mesmo após ajuste para idade, sexo e tabagismo. Para os lactovegetarianos e ovolactovegetarianos, as taxas de CT, LDL e TG são significantemente menores. Para as taxas de CT, LDL e TG, observa-se diferença significante entre as amostras, sendo o maior valor nos onívoros, havendo decréscimo nos vegetarianos, de acordo com o grau de restrição de produtos de origem animal, sendo a menor taxa observada nos "vegans".
Dessa forma, os resultados sinalizam para a relação entre baixos níveis lipídicos e dieta vegetariana, fator de grande importância para a prevenção de doenças.

Referências:

Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides.
Simone Grigoletto De Biase; Sabrina Francine Carrocha Fernandes; Reinaldo José Gianini; João Luiz Garcia Duarte.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000100006

Figura: http://www.cozinhajaponesa.com.br/blogs/alimentarte/wp-content/uploads/2009/01/hdl-ldl.jpg

Postado por Rafael.

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!