Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Padrão Alimentar Vegetariano: benefícios e possíveis deficiências nutricionais

Uma dieta vegetariana equilibrada subentende um padrão alimentar diverso e composto por grupos alimentares variados. A dieta ovolactovegetariana é baseada em cereais, leguminosas, horta­liças, frutas, amêndoas, castanhas, nozes e frutas secas, laticínios e ovos e exclui carne, peixe e aves. O padrão alimentar do ve­getariano estrito é semelhante ao padrão do ovo-lac­to-vegetariano, exceto pela exclusão adicional de ovos, laticínios e outros produtos de origem animal.

Muitos estudos científicos recentes comparam as populações vegetarianas às onívoras e contabilizam dados relacionados que mostram vantagens e desvantagens. A posição da Associação Dietética Americana (ADA) é que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, são adequadas nutricionalmente e trazem benefícios para a prevenção e o tratamento de certas doenças. Estudos científicos mostram que vegetarianos geralmente apresentam menores taxas de morbidade e mortalidade de muitas doenças crônico-degenerativas se comparados aos onívoros. Apesar do estilo de vida, que inclui a prática de atividades físicas e a abstinência de fumo e álcool, ter um papel importante, a dieta vegetariana é, sem dúvida, um fator que contribui para estas estatísticas.
A dieta vegetariana promove a ingestão privilegiada de fibras, antioxidantes, como as vitaminas A, C, D e E, e fitoquímicos, ao mesmo tempo que apresenta um menor consumo de gorduras saturadas, colesterol e gorduras animais. Esse padrão alimentar é benéfico para o organismo e pode auxiliar na prevenção de diversas patologias, tais como doença arterial coronariana, hipertensão, obesidade, diabetes mellitos tipo 2 e alguns tipos de câncer.
Contudo, considerações nutricionais devem ser seguidas pelos vegetarianos, de modo a substituir alguns nutrientes presentes em maior teor nos produtos animais. A deficiência de alguns macro e micronutrientes específicos pode acarretar doenças que, com algumas alterações na dieta, poderiam ser facilmente evitáveis. Vegetarianos, em geral, consomem uma menor quantidade de proteínas e devem estar atentos para algumas vitaminas e minerais que não podem deixar de compor a dieta.
Observa-se em estudos populacionais que, dentre todos os nutrientes ingeridos pelas populações vegetaria­nas, excluindo-se o uso de suplementos, apenas a vitamina B12 pode realmente estar inadequada. Todos os demais nutrientes ingeridos podem estar ade­quados nas dietas vegetarianas, no entanto, é preciso estar atento à ingestão de ferro, zinco, cálcio e ômega 3 da dieta.
Portanto, vegetarianos devem programar sua dieta, de modo a torná-la equilibrada e consistente. Um instrumento para regular uma dieta vegetariana saudável é seguir pirâmides alimentares confiáveis e criadas para este fim. A seguir, está a pirâmide alimentar proposta pela Associação Dietética Americana (ADA), com recomendações nutricionais diárias.




GORDURAS, ÓLEOS E DOCES - use raramente doces, manteiga, margarina, maionese, óleo de cozinha.
GRUPO DO LEITE, IOGURTE E QUEIJO 0-3 porções diárias. Leite - 1 xícara, iogurte - 1 xícara, queijo natural - 45g.
GRUPO DOS FEIJÕES, NOZES, CASTANHAS, SEMENTES, OVOS E SUBSTITUTOS DA CARNE 2-3 porções diárias. Leite de soja - 1 xícara, feijões ou ervilhas cozidos - 1/2 xícara, 1 ovo ou 2 claras de ovo, nozes ou sementes - 2 colheres de sopa, tofu ou tempê - 1/4 de xícara, manteiga de amendoim - 2 colheres de sopa.
GRUPO DOS LEGUMINOSAS E VERDURAS 3-5 porções diárias. Cozidos ou crus, leguminosas - 1/2 xícara, vegetais folhosos crus - 1 xícara.
GRUPO DAS FRUTAS 2-4 porções diárias. Suco - 3/4 de xícara, frutas secas - 1/4 de xícara, fruta crua picada - 1/2 xícara, 1 fruta de tamanho médio, como banana, maçã ou laranja.
GRUPO DO PÃO, FLOCOS DE CEREAL, ARROZ E MACARRÃO 6-11 porções diárias. Pão de forma - 1 fatia, cereal em flocos pronto para comer - 30 g, cereal cozido - 1/2 xícara, arroz cozido, macarrão ou outros cereais - 1/2 xícara, bisnaga - ½.

Referências: Position of the American Dietetic Association: Vegetarian Diets http://download.journals.elsevierhealth.com/pdfs/journals/0002-8223/PIIS0002822397003143.pdf

Postado por Rafael.

0 comentários:

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!