Bioquímica da Nutrição

Por uma Alimentação Saudável

Dietas Cetogênicas - Tratamento para Epilepsia





A partir de relatos bíblicos o Dr Wilder desenvolveu em 1921 um tratamento alternativo para a epilepsia, a dieta cetogênica. Esta consiste numa redução de carboidratos,no estabelecimento de taxas controladas de proteínas e em quantidades consideráveis de lipídeos a fim de desenca-
dear cetogênese(síntese de corpos cetônicos) no fígado em estado de jejum e alimentado. Acredita-se que com os níveis elevados de cetose sanguínea o cérebro estabelece um período adaptativo de aproximadamente 20 dias no qual os corpos cetônicos tornam-se os principais geradores de energia nesse orgão, ao invés da glicose. O resultado dessa situação é um aumento do limiar convulsivo. Estudos demonstraram que há uma relação entre os níveis dos corpos cetônicos acetoacetado e beta-hidroxibutirato na incidência de crises epilépticas, provavelmente devido a um aumento no nível de reservas energeticas do cérebro.
O potencial cetogênico de uma dieta é a capacidade de provocar e manter os níveis de acetoacetado e beta-hidroxibutirado e é dependente dos níveis de carboidratos, lipídios e proteínas. A degradação de ácidos graxos produz corpos cetônicos, enquanto que a glicose, através da insulina, inibe essa síntese.Apesar de difícil,principalmente devido ao paladar não muito agradável, essa dieta é uma alternativa promissora para o tratamento de crianças com crises epilépticas e que não respondem bem aos tratamentos farmacológicos.

Referências:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302004000400026&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Postado por Alexandre Antunes

1 comentários:

Leandro R. disse...

Aprendi muito sobre essa dieta, gostei muito do blog. Parabéns pelo trabalho.

Postar um comentário

ad
0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Bem Vindo ao Blog

Somos alunos do primeiro semestre de medicina da Unb cursando a matéria Bioquímica e Biofísica. Esse blog faz parte de uma série de outros, todos relacionados a bioquímica, mas com outros temas. Bioquímica da Nutrição é o nosso e pretendemos trazer novidades de forma leve e interessante.
Bon Apetit!